segunda-feira, 10 de junho de 2013

NÓS, AS PESSOAS DE NADA, ESTAMOS NA LUTA POR DEMOCRACIA REAL

Somos pessoas de nada, pessoas sem qualidades, sem o mérito dos que se julgam os melhores e sem a riqueza dos poucos, mas não somos escravos, somos livres, somos a base da liberdade na comunidade política: somos a parcela dos sem-parcela, "o povo não é uma classe entre outras. É a classe do dano que causa dano à comunidade e a institui como 'comunidade' do justo e do injusto" (Rancière). Somos a massa indistinta das pessoas comuns. É a interrupção dos efeitos de dominação social dos ricos sobre os pobres que é a condição da política. "A política existe quando a ordem natural da dominação é interrompida pela instituição de uma parcela dos sem-parcela. Essa instituição é o todo da política enquanto forma específica do vínculo" (Rancière). É o que define o comum da comunidade política que está dividida, baseada no dano. Fora da política ou há ordem de dominação ou desordem da revolta. A luta dos pobres contra os ricos, enquanto guerra servil do escravo revoltado contra os ricos, não é a luta de classes. Certo marxismo erra quando pensa a política como expressão da guerra econômica entre classes detentoras e classes despossuídas. O economicismo dessa visão não possibilita pensar a luta de classes como fenômeno eminentemente político, mesmo que o sentido do que seja político não seja o habitual ou corriqueiro. Na verdade, do ponto de vista do sistema de dominação, o que se etiqueta com o nome de política não é a política, mas a gestão, a administração, que é uma função de neutralização da política e de desqualificação da política. "A guerra dos pobres e dos ricos é assim a guerra sobre a própria existência da política" (Rancière). Mas o fundamento da política não está nem na ordem natural, nem nas convenções sociais, a política é o sem fundamento, "é a ausência de fundamento, é a pura contingência de toda ordem social" (Rancière). Toda hierarquia repousa sobre uma base de anarquia, de negação hierárquica da anarquia. "A instituição da política é idêntica à instituição da luta de classes. A luta de classes não é o motor secreto da política ou a verdade escondida por trás de suas aparências. Ela é a própria política, a política tal como a encontram, sempre já estabelecida, os que querem fundar a comunidade com base em sua arkhé" (Rancière). Não é por que há grupos sociais em luta e conflito de interesses que há política. O proletariado não é uma classe. É a dissolução de todas as classes. Bom para pensar.

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